Saiba mais sobre o Mister M, o Príncipe Negro dos Sortilégios

Mister M

Os mais jovens provavelmente não se lembrarão de Mister M, mas este foi um personagem marcante do mundo do ilusionismo e das TVs durante a virada do século passado. Saiba mais!

Quem é ou era Mister M? Quais eram suas motivações? E por que ele desapareceu quase tão rapidamente quanto ganhou notoriedade?  O “senhor de todos os segredos” é, na verdade, Leonard Montano, um ilusionista que se apresentava em Las Vegas e atendia pelo nome de Val Valentino. Em 1997, ele foi descoberto pela Fox. O canal americano, então, apresentou Leonard pela primeira vez como Mister M, em um especial de TV chamado “Quebrando o Código dos Mágicos”, em que o mascarado desvendava os segredos de vários truques de ilusionistas.

Aqui no Brasil, o Mister M surgiu em 1999, pelo Fantástico da TV Globo, em quadros derivados de “Quebrando o Código dos Mágicos”, que ajudaram a impulsionar ainda mais a audiência da emissora. Além dos truques revelados, a narração do lendário Cid Moreira ajudou a criar um clima de especial mistério em torno do personagem. Deu tão certo que Cid chegou a realizar uma entrevista com o ilusionista em 2000.

Porém, os outros ilusionistas não ficaram nada satisfeitos, alegando que Mister M estava desvendando seus truques e que este seria o “fim da mágica”. Nos EUA, Val Valentino foi banido de todas as associações de mágicos e sofria ameaças. Já no Brasil, ninguém sabia quem era Mister M até então e diversos  processos foram lançados contra a Globo. Assim como surgiu, misteriosamente o mágico desapareceu da TV.

Volta do Mister M

Um caso célebre ocorreu quando Valentino recebeu um pacote sem endereço. Ele havia sido ameaçado, semanas antes, de receber uma caixa com uma bomba, então passou dias com medo de abrir o tal pacote até que um membro da produção de seu programa o fez. Uma surpresa: o pacote continha apenas uma pedra e uma mensagem de apoio. Algo como “na vida, é necessário enfrentar obstáculos todos os dias e dar a volta por cima”.

Após um período de ostracismo, o controverso Mister M voltou a se apresentar. Aqui no Brasil duas de suas apresentações ocorreram em Fortaleza, em 2012 e não agradaram o público. Insatisfeito, o público considerou que os “truques” não eram nem de perto comparáveis aos apresentados anteriormente na TV. Os antigos admiradores exigiram devolução do valor de seus ingressos.

Em 2014, Mister M reaparece como Val Valentino, apresentando sua casa em Las Vegas à TV Record e explicando sobre a natureza de seu personagem. Por exemplo, sua máscara foi feita por um profissional de Hollywood, que havia trabalhado no set de filmes, como os do Homem-Aranha.

Mister M como Val Valentino

Para justificar sua performance desmistificadora das artes mágicas, Valentino disse que desvendava os truques de outros ilusionistas apenas para que eles pudessem aperfeiçoar seus talentos. Ou seja, aparentemente, é um discurso de quem se mostra inconformado com uma possível mesmice do mundo do ilusionismo. Ao mesmo tempo em que pode soar como justificativa para uma postura oportunista. Quem pode garantir?

Vivendo em Las Vegas, o ilusionista pode muito bem não voltar a aparecer, assim como pode ressurgir com um truque bombástico. Por enquanto, não há novidades. Seu site oficial está fora do ar. Mas nunca se sabe quando o mágico mascarado voltará.

Chegou a acompanhar o Mister M e seu sucesso? Compartilhe com a gente a sua opinião!

Metodologia Magicando

Mágica Grátis

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *