James Randi: desmascarando paranormais

 

James Randi

Canadense, que foi erradicado nos Estados Unidos, James Randi é conhecido mundialmente por investigar incansavelmente e desmistificar alegações consideradas paranormais.

Ex-mágico, Randi ganha o mundo desmascarando charlatões, usa todo o seu conhecimento para desvendar até os melhores truques, mostrando as pessoas como elas estão sendo enganadas.
Foi a partir da década de 70 que James teve seu nome conhecido por todo o mundo, quando ele conseguiu desmascarar Uri Geller, o famoso paranormal que tinha como “dom” entortar talheres, apenas usando o poder da mente, porém Geller abusava do ilusionismo.

Desmascarando charlatões

Milhares de pessoas gastam fortunas anualmente com esses charlatões, acreditam em seus truques, têm a sua segurança emocional comprometida, sentem-se desapontados e com falsas esperanças. Por isso, James Randi resolveu atuar nessa área, por acreditar que as pessoas podem ser vulneráveis, quando mal instruídas, e podem se deixar levar por esses enganadores.
James Hydrick costumava afirmar ter poderes paranormais, famoso nos Estados Unidos, dizia usar o poder da mente para mexer alguns objetos de lugar. Em um programa de televisão, chamado “That’s My Line”, James Randi conseguiu desmascarar o falso mágico, mostrando a todos que não passava de uma fraude. Já o Pastor Peter Popoff dizia curar as pessoas em um programa de televisão, e James descobriu como tudo funcionava: a mulher do charlatão e Peter se comunicavam com um ponto no ouvido, onde ela colhia informações dos participantes de maneira informal e repassava ao marido. O Brasileiro João de Deus, que diz fazer curas espirituais também é alvo de Randi, que não acredita nos feitos dele, e acha que o mesmo usa de truques antigos.

Desafio Paranormal

O “Desafio de 1 Milhão de Dólares” foi criado por Randi e tem como objetivo premiar aquele que provar realmente ter algum tipo de poder, e demonstrá-lo sob condições controladas por ele. Até hoje, ninguém conseguiu levar o prêmio.
Quem costuma participar do desafio precisa ter certeza do que quer, pois Randi pesquisa a fundo as técnicas do seu desafiado, e no final das contas ninguém pode processá-lo, pois para participar é preciso assinar um contrato.

O poder da mágica

Acabar com os falsos ilusionistas e charlatões é tarefa difícil, de acordo com James Randi, pois as pessoas acreditam neles, e mesmo sendo desmascarados, muitas vezes os mesmos acabam usando desculpas esfarrapadas para voltam a enganar as pessoas.
A mágica é encantadora, interessante e cativante aos olhos dos espectadores, porém falsos ilusionistas e charlatões a usam de maneira errada, para enganar e por muitas vezes trazer falsas esperanças.

O trabalho de James Randi é mostrar a essas pessoas, que tudo não passa de uma farsa, truques que na realidade são uma enganação.
Conhecido por muitos como um “ Mentiroso Honesto”, James Randi tem um documentário que leva seu nome, onde é possível conhecer mais a fundo a sua história, desde a época em que ainda era mágico, até a sua aposentadoria e início de uma nova profissão: a de desmascarar charlatões.

No Magicando você fica por dentro de tudo que envolve o mundo dos mágicos, ilusionistas e até dos charlatões! Acompanhe o nosso blog!

Metodologia Magicando

Mágica Grátis

Leave a Comment